Fazer um intercâmbio é a maneira mais rápida e eficiente para melhorar o seu nível de inglês ou de qualquer outro idioma, além de ser o sonho de muita gente.
Se buscarmos a definição da palavra “intercâmbio” no dicionário, encontraremos o significado para “troca”, e que de fato é isso mesmo! Desde o surgimento das viagens de intercâmbio, o conceito sempre foi o de promover trocas temporárias entre estudantes estrangeiros: um norte-americano passava uma temporada na casa de um brasileiro; e um brasileiro vivia na casa deste estudando nos Estados Unidos.
Com o passar dos anos, muitas adaptações e mudanças aconteceram no formato, tornando o intercâmbio mais conhecido e acessível a muitas pessoas. Hoje, quando falamos em intercâmbio logo pensamos em passar um período curto ou longo no destino no exterior, seja para estudar, trabalhar ou os dois juntos.
Há vários tipos de programas de intercâmbio, cada um com seus objetivos específicos. Por isso, é preciso identificar suas necessidades e aonde deseja chegar. Podemos classificar em duas modalidades: intercâmbio para estudo e para trabalho, e nas duas, você pode unir estudo e trabalho ou estudo e turismo.